sábado, 17 de novembro de 2012

7ª Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul



Chegamos a mais uma edição do evento que une cinema e Direitos Humanos, duas coisas essenciais às nossas vidas. O objetivo principal da Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul é estabelecer um diálogo franco e direto com o povo brasileiro sobre seus direitos fundamentais. Mais do que assistir a filmes, trata-se de um convite ao debate, à reflexão, para construirmos juntos um país que valorize a diversidade e garanta o respeito aos Direitos Humanos. 

O evento é resultado de uma parceria do Ministério da Cultura com a Cinemateca Brasileira, e patrocinado pela Petrobrás e apoio da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) e dos governos locais. Para este ano foram 255 filmes inscritos e 37 selecionados para exibição.



Desde o ano passado, o evento é exibido nas 27 capitais brasileiras. A novidade de 2012 é o Cine Direitos Humanos na Rua e o Cine Direitos Humanos Itinerante, que chegam com o intuito de popularizar e descentralizar as exibições dos filmes, alcançando uma parcela da população brasileira que historicamente não tem acesso às salas de cinema.

Além disso, este ano a Mostra homenageará cineasta brasileiro Eduardo Coutinho, considerado um dos mais importantes documentaristas da atualidade. Reconhecido por sua sensibilidade e sua capacidade de ouvir o outro, registra sem sentimentalismo as emoções e aspirações do povo brasileiro. Foi assim quando destacou a vida de metalúrgicos que conviveram com o então sindicalista Luiz Inácio Lula da Silva, no filme "Peões", ou o cotidiano de camponeses em "Cabra Marcado Para Morrer", e o dia a dia de moradores de um enorme condomínio de classe média baixa no Rio de Janeiro, em "Edifício Master".

DICAS DE FILMES

Um dos filmes que pretendo assistir esse ano é ''Elvis & Madona'' dirigido por Marcelo Laffitte que retrata os direitos da comunidade LGBT. Fazem parte do elenco consagrados atores da TV brasileira como Simone Spoladore, Igor Cotrim, Maitê Proença, José Wilker e a minha cantora e atriz brasileira favorita, Mayana Moura (falei um pouco sobre ela aqui
aqui.
''Hoje'', direção de Tatá Amaral (uma conceituada e premiadíssima cineasta brasileira autora do longa-metragem Antônia, que inspirou a série de mesmo nome na TV Globo em 2006), também parece ser outro filme interessantíssimo. Traz abordagem sobre Direito à Memória e à Verdade e trata de traumas não-superados por Vera, interpretada por Denise Fraga, devido à Ditadura Militar (1964-1985).

Batismo de Sangue, de Dani Patarra e Helvécio Ratton. É uma adaptação do livro homônimo de Frei Betto e aborda a participação de frades dominicanos na luta clandestina contra a ditadura militar, no fim dos anos 1960. Movidos por ideais cristãos, eles decidem apoiar logística e politicamente a resistência armada, e acabam sendo presos e torturados. Retrata o Combate à Tortura e o Direito à Memória e à Verdade.

Ao contrário dos outros filmes citados anteriormente, Vestido de Laerte é um curta-metragem e tem como diretores Claudia Priscilla e Pedro Marques. Aborda a Cidadania LGBT e a Diversidade Sexual. Traz como temática a polêmica luta do cartunista Laerte para conseguir o direito de frequentar banheiros femininos devido à sua orientação sexual. É uma ficção inspirada em fatos reais e traz o próprio Laerte Coutinho no elenco.

A mostra acontece entre 07 de novembro a 20 de dezembro de 2012 em todo o Brasil (até a data dessa publicação houveram exibições em algumas capitais), sendo que cada capital tem sua data de exibição. Em Teresina a mostra será exibida entre os dias 19 (segunda-feira) e 24 (sábado) de novembro - marcarei presença pelo terceiro ano consecutivo no evento o/ -.

No site do evento é possível conferir a lista de todos os filmes a serem exibidos e as datas de exibição nas capitais de todo o Brasil.

Até mais ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...